Pipeline de Produção

Olá pessoal, tudo bom?

Estou aqui novamente pra falar com você sobre nosso segundo encontro na aceleradora Core Labs. Ontem tivemos nossa primeira mentoria coletiva, já que o primeiro encontro foi apenas para apresentação do programa. Se você não viu, veja neste link o que aconteceu no encontro anterior.

Bom, vamos lá. Este primeiro encontro foi apresentado por Hans ten Cate, hoje VP da MaxPlay, e com uma bagagem na indústria de jogos que é invejável. Hans foi Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Produtor Executivo na Eletronic Arts, liderou projetos como Dante’s Inferno, Simpsons e The Sims 2.

Neste encontro falamos sobre Pipelines de Produção, um tema muito pertinente para projetos de jogos, haja visto que muitas vezes as empresas não possuem background de processos e resulta em grandes dificuldades no desenvolvimento dos títulos. Baseado nas teorias de Engenharia de Software pudemos ver uma pipeline um pouco diferente, porém seguindo basicamente modelos em cascata ou agile (Se você tem uma empresa e está buscando melhorar a produtividade de sua equipe, sugiro que vejam estes modelos e procurem uma mescla dos dois).

A pipeline é composta por 5 estágios: Concepção, Prototipação, Pré-Produção, Produção e Finalização. Vou descrever rapidamente estas etapas abaixo com uma visão principal de seus objetivos.

pipeline

Concepção

Nesta etapa é fundamentalmente direcionada à responder a pergunta: O que é o jogo? Devem ser tratadas questões conceituais para dar uma visão mais clara dos objetivos do jogo a ser criado.

Prototipação

Basicamente o objetivo desta etapa é conseguir mostrar que o jogo é divertido. Devem ser implementar as principais mecânicas do jogo mostrando o seu principal fator inovador. Não devemos nos preocupar com apresentar refinamentos de código ou gastar tempo em detalhes não mostrem este fator inovador.

Pré-Produção

Esta etapa deve iniciar com ações para implementar o que foi concebido e prototipado. Na pré-produção conseguimos ter uma visão mais clara das estimativas para construção das partes do projeto e assim criar um cronograma mais realista para a produção.

Produção

A produção é a fase de construção do jogo em sua totalidade. Esta é uma fase mais longa e exige muito mais recursos para investimento. Agora a concepção do jogo é clara, o protótipo valida as mecânicas principais e já sabemos que é possível faze-lo, assim é alocada e equipe e iniciada a construção do jogo em sua totalidade. O principal produto de trabalho nesta fase será a versão Alpha do jogo.

Finalização

Aqui o jogo é finalizado, defeitos são corrigidos e refinamentos são feitos. O jogo estará pronto para ser lançado.

É claro que estas etapas todos possuem diversos detalhes, mas fundamentalmente podem permitir resultados muito mais produtivos para os projetos de jogos.

A Adhoc Games já possui uma boa bagagem nesta área, mas estamos refinando mais ainda nossa forma de agir para crias jogos inovadores e de sucesso.

Um abraço a todos e espero que tenham gostado.

Bernardo Brandão
Adhoc Games
CEO

————————–

Não esqueçam de se cadastrar no link abaixo e acompanhar o que acontece na Adhoc Games e no mundo dos jogos.

faca_seu_cadastro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *