Unreal Engine 4 – Tutorial de Materiais – Vertex Painting

Olá! Eu sou o Guilherme, um pequeno padawan em desenvolvimento de jogos, estou aqui para passar o pouco que sei e espero aprender mais com o feedback de vocês.

Hoje vamos aprender passo à passo como pintar texturas em um único material, quebrando a repetição e enriquecendo os detalhes de sua mesh.

  • Primeiramente, crie um novo material, nomeie-o como quiser.

UE4TutMat1VP 1

  • Agora, arraste as duas texturas que você quer “misturar” e suas respectivas normais (Uma textura será a base, e a outra será pintada por cima)

UE4TutMat1VP 2

 

  • Agora iremos inserir 3 tipos de nodes, Lerp (L+click), Multiply(M+click), e Vertex Color

UE4TutMat1VP 3(A textura que você deseja como base deve ser ligada no node B do Lerp)

 

  • Voltando para o Viewport, aplique o novo material para seu asset, e mude o modo para Paint(Shift+2).

UE4TutMat1VP 4

 

  • Desabilite os canais Red, Green e Blue, deixe ativo apenas o Alpha, como na imagem.
  • Ajuste as configurações do pincel como preferir, mantenha o Shift pressionado e Clique Esquerdo do mouse na mesh para pintar os vértices com a segunda textura!

UE4TutMat1VP 5

 

Nesse exemplo usei apenas uma textura a mais e liguei no  canal Alpha, mas é possível ligar até 5 texturas diferentes, uma em cada canal, usando este mesmo exemplo

Veja mais na documentação oficial da Unreal:

https://docs.unrealengine.com/latest/INT/Engine/UI/LevelEditor/Modes/MeshPaintMode/VertexColor/MaterialSetup/5Way/index.html

 

Praise the sun e até a próxima.

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