Videogame em Família

20160126-wisegeekhealth-300x203Foi-se o tempo em que o videogame era apenas para adolescentes

O brinquedo, que por vezes chegou a ser considerado como um vilão para a saúde, hoje virou referência para desestressar da correria cotidiana e até mesmo para promover a socialização.

Claro que é importante que não haja excessos: os pais precisam impor limites para que os filhos usem o aparelho com controle.

Por outro lado, as pessoas estão cada vez mais adaptadas ao universo dos games – por isso é comum os pais dividirem o controle do videogame com os filhos e através dos jogos interativos toda a família pode participar.


Sim, Videogames Podem Trazer Bem Estar

Antes de falarmos sobre os jogos de videogame, é importante entender seus benefícios para o desenvolvimento da criança e para a saúde.

Jogos eletrônicos em geral estimulam automaticamente a vontade de vencer, ajudando a criança a não desistir tão facilmente de seus objetivos.

20150810-xbox-300x209Além disso, existem estudos que comprovam que os jogos de estratégias ajudam no raciocínio lógico, pois exige do jogador concentração para encontrar o caminho certo.

Quando a fase do jogo é complicada e o jogador perde, ele analisa o motivo da derrota e rapidamente encontra outra solução para lidar com a aquela frustração.

Dessa forma, o game pode ajudar a lidar com os problemas ao estimular que a pessoa pense na solução, além de ensinar a lidar com as derrotas, pois sempre haverá outra chance para recomeçar.

Para contornar a ameaça da obesidade gerada por horas de inatividade diante da telinha e do isolamento, a indústria dos games investe cada vez mais em jogos interativos e acessórios que exigem dos jogadores o uso do corpo, se assemelhando cada vez mais com atividades físicas.


Aprendizagem

A ideia de que videogames atrapalham no rendimento escolar é outra sentença que foi, no mínimo, relativizada por descobertas recentes. Naturalmente, quando o hábito de jogar videogame se transforma numa espécie de vício, quase sempre causado pela falta de controle no tempo dedicado aos jogos, o desempenho nos estudos fica comprometido. No entanto, pesquisas neurológicas desenvolvidas em diferentes universidades do mundo têm mostrado que os jogos eletrônicos contribuem para o aperfeiçoamento de diferentes habilidades cognitivas.

Em 2013, na Alemanha, o Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, em parceria com a Universidade St. Hedwig-Krankenhaus, de Berlim, divulgou um estudo apontando que pessoas habituadas a jogar videogame com regularidade tiveram partes da massa cinzenta do cérebro aumentadas, com ganho especialmente para as regiões associadas à navegação espacial, memória, habilidades motoras e planejamento estratégico.

49% dos entrevistados afirmaram que controla o tempo que os filhos jogam;
35% optam por controlar o horário em que jogam; 22% supervisionam a
companhia dos filhos, selecionando com quem podem ou não jogar

No mesmo ano, outros pesquisadores da Universidade de York, no Canadá, pesquisaram a atividade cerebral de homens com cerca de 20 anos que jogaram videogame por pelo menos quatro horas semanais nos três anos anteriores. Eles chegaram a resultados parecidos com as de seus colegas alemães e concluíram que o hábito de jogar videogame contribui para o desenvolvimento de habilidades motoras e visuais necessárias para a realização de tarefas complexas.

Em 2011, um estudo feito pela Escola de Educação da Universidade de Nottingham com crianças com síndrome de Down ou autismo mostrou que o uso de videogames que trabalham a interatividade de jogo com a movimentação do próprio corpo, como o Nintendo Wii ou o Kinect, melhora em até 54% a capacidade de aprender em crianças com essas características.


Títulos de Games Interativos para Jogar em Família

ZombieZoid Zenith: Game desenvolvido inteiramente no Brasil. ZombieZoid Zenith é um jogo de ação em terceira pessoa no qual você vai embarcar em uma jornada ao lado do pequeno Arthur para encontrar e proteger sua namorada. Enquanto os pombinhos conversavam pelo telefone, o noticiário informou que um terrível vírus estava infectando as pessoas da cidade e as transformando em zumbis. O ponto positivo é que, mesmo se tratando de um jogo de zumbis, esse game não apresenta violência explícita. Quando atingidos, saem estrelinhas dos zumbis. As armas são um taco de baseball, pistolas d’água, pipocas, agua benta, entre outras. Outro atrativo são os vários Easter Eggs, tais como referências e paródias a filmes como: Harry Potter, ET, De volta para o futuro, Indiana Jones, e também referências a game sfamosos, como Assassins Creed, Super Mario, entre outros.

header

ZombieZoid está disponível na Steam nesse link: http://store.steampowered.com/app/403230/ e em breve estará também disponível para PS4 e XBox ONE

Just Dance 4: Sucesso mundial, o Just Dance não deixa ninguém parado. Nele você encontra músicas para toda família dançar. Até quem fica apenas olhando se diverte observando as performances. Disponível para PS4, Xbox e Wii.

Rock Band 4: Com a sua nova versão lançada em outubro de 2015, o Rock Band traz uma experiência de estrela do rock, onde cada integrante da família pode ser um músico. Basta escolher a guitarra, o baixo, a bateria ou o vocal e pronto! Sua banda estará completa. Disponível para PS4 e Xbox One.

The Voice: O jogo simula o programa de televisão The Voice e permite que cada membro da família se sinta como se estivesse nas audições do programa – com direito a cadeira virando para quem tiver a melhor performnace em cima do palco, as batalhas de vozes e a disputa na final. Disponível apenas para Xbox 360.

Wii Sports: O Wii Sports reúne uma série de jogos de esporte em que toda família pode se divertir. Os jogos são simples e muito divertidos. Nele encontramos jogo de tênis em que o jogador precisa apenas rebater a bola; beisebol em que o jogador escolhe se quer arremessar ou rebater; golfe em que até quatro jogadores podem jogar mesmo se houver apenas um Wiimode; boliche que permite até fazer efeitos com a bola; e o jogo de boxe que permite simular lutas. Disponível apenas para o Wii.

Kinect Sports: Como o próprio nome sugere, o Kinect Sports também é um pacote de jogos de esportes. Nele encontramos jogos para toda a família como futebol, vôlei, atletismo, boliche, tênis de mesa e boxe. Se reunir todos na sala é possível disputar com toda a família e amigos. Disponível apenas para Xbox.

Minecraft: É o tipo de jogo que ativará a criatividade das crianças. O Minecraft permite construir qualquer coisa através de blocos onde o jogador escolhe o que quer criar e o que quer jogar. É possível dividir a tela até quatro jogadores ou no modo online até oito jogadores. O interessante é que não existe um objetivo no jogo, apenas cuidado quando a noite cair, pois alguns monstros surgem. Mas basta construir um abrigo para se proteger o restante fica por conta da imaginação. Disponível para PS4, Wii, Xbox e até platarformar Android e IOS.

Sport Champions 2: Esse é o jogo da sequência para PlayStation Move mais vendido até hoje. O Sport Champions 2 permite jogar com um ou dois controles e desafiar amigos em vários esportes, incluindo esqui, tênis, boxe, golfe, boliche, além da versão atualizada de arco e flecha. O game possibilita ao jogador personalizar seus avatares, criar torneios com múltiplos esportes e visualizar fotos em grupo no modo Party. Disponível apenas para PS3.

fonte:
– www.
fazfacil.com.br
– www.semprefamilia.com.br

Univerteam-Cadastre-se-ja-na-univerteam

One thought on “Videogame em Família

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *